[DIETA] Dieta francesa



O ovo é um dos pilares na primeira fase da dieta

    Não basta perder peso - é preciso manter o resultado. Essa é uma das premissas do livro "Eu não consigo emagrecer - A verdadeira dieta francesa" (Ediouro), escrito pelo médico francês Pierre Dukan, especializado em Neurologia.

    O plano de dieta proposto pelo livro faz uma alternância de proteínas, daí seu nome Protal, unindo o "prot" de proteínas ao "al" de alternância. Esse processo é formado por um dueto de dietas que funciona como um motor de dois tempos. O primeiro é um regime de proteínas puras, seguido de outro onde as proteínas aparecem associadas a verduras.

    No total, a dieta é dividida em quatro fases:
     Deslanchar relâmpago com perda de peso intensa e estimulante;
     Emagrecimento regular até a obtenção do peso desejado;
     Consolidação do peso recém-adquirido e ainda instável; corresponde a um período estabelecido de dez dias por quilo perdido;
     Estabilização definitiva, ao custo de um dia semanal de dieta, a ser seguido pelo resto da vida.

    Veja a seguir, um resumo do acontece em cada etapa da dieta:

    Fase 1
    Chamada de "dieta do ataque" varia de um a dez dias. A duração média é de cinco dias, para perdas de peso situadas entre 10 e 20 quilos. Para perdas inferiores a 10 quilos, são recomendados três dias de dieta, e para perdas inferiores a 5 quilos, um dia é suficiente. Você terá direito a consumir oito categorias de alimentos, na quantidade que desejar, a qualquer hora do dia:

    - Carnes magras: vitela, boi, grelhadas ou assadas e sem qualquer gordura
    - Miúdos: fígado, rins, língua de vitela e a ponta da língua do boi
    - Todos os peixes, gordurosos, magros, brancos ou não, crus ou cozidos
    - Todos os frutos do mar (conchas e crustáceos)
    - Carnes brancas, como aves (com exceção do ganso e do pato) e coelho
    - Presuntos magros, peito de peru, embutidos light
    - Ovos
    - Laticínios magros
    - Água
    - Adjuvantes: café, chá, infusões, vinagres, temperos, ervas, especiarias, pepino em conserva (para temperar), limão (mas não em bebida), sal e mostarda (com moderação)

    Fase 2
    Denominada "período intermediário" ou "dieta da alternância", conserva os alimentos permitidos na primeira fase e acrescenta os seguintes vegetais crus ou cozidos, sem restrição de quantidade, de mistura ou de horários:

    - Tomate
    - Pepino
    - Rabanete
    - Espinafre
    - Aipo
    - Erva-doce
    - Todas as alfaces
    - Acelga
    - Berinjela
    - Abobrinha
    - Pimentão
    - Cenoura
    - Beterraba

    Alternar cinco dias de proteínas puras e cinco dias de proteínas associadas aos vegetais é o revezamento considerado mais eficaz pelo autor. Outra opção é fazer um dia de cada, recomendado para quem está com sobrepeso moderado, inferior a 10 quilos, ou como um descanso após um ciclo de revezamento 5/5. Esta fase da dieta dura até a obtenção do peso desejado.

    Fase 3
    Chamada de "dieta da transição", esta etapa é calculada em função do peso perdido: 10 dias para cada quilo que se foi. Exemplo: se você perdeu 20 quilos, deverá seguir esta dieta por 20 vezes 10 dias, ou seja, 200 dias. É permitido consumir à vontade proteínas e vegetais, sem a necessidade de alternância. Além disso, passam a integrar a dieta:

    - Uma porção de fruta fresca por dia: são permitidas todas as frutas, com exceção da banana, da uva, das cerejas e das frutas secas (nozes, avelãs, amendoins, amêndoas, pistaches ou castanha-de-caju). Considere porção uma unidade para frutas de tamanho médio como maçã, pêra, laranja, pêssego ou nectarina. Para as frutas de tamanho menor ou maior, a porção padrão é uma taça de morangos, uma fatia de melão ou de mamão, uma fatia de melancia, dois kiwis, dois damascos, uma manga pequena ou metade de uma grande.

    - Duas fatias de pão integral por dia: se quiser, pode espalhar um pouco de manteiga light.

    - Uma porção de queijo por dia (40 gramas): são permitidos os queijos que passam por processo de cozimento, como o quejo prato, o masdam (queijo holandês), os queijos tipo gruyère e emental, o provolone, etc. Evite os fermentados como o gorgonzola, o camembert, o brie e os de cabra. Queijos brancos são liberados, desde que não contenham mais de 20% de gordura.

    - Duas porções de féculas por semana, priorizando a seguinte ordem: pode ser massa (200 gramas); sêmola de cuscuz, polenta, cevada e grãos de trigo-sarracemo (200 gramas); lentilha, feijão, ervilha seca e grão-de-bico (150 gramas); arroz e batata (125 gramas).

    - As demais carnes: até o momento estavam permitidas as partes magras do boi e da vitela. Agora também estão liberados o gigô (pernil de carneiro assado), lombo de porco assado e presunto uma ou duas vezes por semana, na quantidade que quiser.

    Esta fase também dá direito a duas refeições semanais "de gala", onde é possível consumir qualquer tipo de alimento, com duas condições: nunca repetir o prato e não fazer duas refeições deste tipo seguidas. Deixe ao menos uma refeição intercalar-se entre essas duas de gala. No entanto, por medida de segurança, é necessário eleger um dia da semana para fazer a dieta das proteínas puras, a mesma adotada na primeira fase.

    Fase 4
    Agora já é possível ter uma alimentação normal seis dias por semana, mantendo os bons hábtos adquiridos durante a dieta, mas seguindo um dia por semana a dieta de proteínas puras, de maneira regular e para o resto da vida.
    Nesta etapa, também é preciso adotar o consumo diário de três colheres (sopa) de farelo de aveia, por toda a vida. O alimento é uma reserva concentrada de fibras solúveis, elemento natural indicado para pessoas que sofrem de constipação, obesidade, diabetes e colesterol alto.


    Fonte: UOL

    Artigos Relacionados

    0 comentários:

    Postar um comentário