Pilates como aliado ao esporte



Cada vez mais popular, o pilates vem sendo descoberto para as mais variadas finalidades. A modalidade está em alta! Pauta da mídia em meio ao grande número de famosos adeptos dessa prática esportiva, o Pilates vem criando espaço nas academias.

Além de oferecer todos os benefícios de qualquer atividade física, o pilates tem como foco principal fortalecer e tonificar os músculos do corpo, trabalhando sua resistência, postura, equilíbrio e flexibilidade, além de ajudar na aceleração do metabolismo, fazendo o corpo queimar gordura mais rápido. “Esses benefícios geralmente se relacionam com a diminuição de dores corporais (costas, pescoço, cabeça, pernas), menor risco de quedas para a terceira idade, prevenção e/ou reabilitação de lesões músculo-esquelético entre outros”, complementa a professora de pilates Cicera Duarte.

Sua eficiência está na qualidade, e não na quantidade. Com poucas repetições, o exercício é feito baseado na respiração, trabalhando o corpo como um todo. “Um dos princípios do método é que a respiração se faça o tempo todo com controle de uma série de músculos, entre eles a musculatura abdominal, e esse (além da postura) é um dos fatores que provoca uma melhor aparência no abdômen”, diz Cicera Duarte.

Por ser um esporte terapêutico, as modalidades estimuladas no pilates não têm contraindicações. Os exercícios são adaptados para qualquer tipo de pessoa, seja ela mulher, criança, homem, idoso, gestante ou pessoas portadoras de alguma deficiência. “Ele contempla a todos, pois seu nível de dificuldade e repertório de exercícios pode ser graduado conforme a habilidade ou necessidade de cada indivíduo”, explica a professora de Pilates Cicera Duarte.

“Hoje existem algumas variações na prática do método (dentro da água, combinado com yoga, no solo etc...), mas quando se trata da forma clássica, como foi preconizado pelo Sr. Joseph Pilates, a prática é em máquinas específicas, criadas por ele próprio, em que um sistema de molas é usado para dar a intensidade ou atingir o objetivo esperado do exercício”, explica a professora Cicera. O método também pode ser praticado no solo. Seu corpo e alguns acessórios são os "materiais" que em combinação harmônica, reproduzem o repertório de exercícios que o método preconiza. Diante de tantos benefícios fica mais fácil entender porque tantos famosos se tornaram adeptos dessa modalidade.

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário