Lipoaspiração: Sem exercícios, pneuzinhos voltam após três meses

Ocupando o topo do ranking, a lipoaspiração é a cirurgia mais requisitada no Brasil segundo o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).

Este procedimento cirúrgico é indicado para retirar gorduras localizadas que não desaparecem com tratamentos para emagrecer ou exercícios físicos. Geralmente estas gorduras se instalam nos principais segmentos do corpo: parede abdominal anterior e lateral (flancos), região dorsal (costas), lateral das coxas (culotes), abaixo do queixo ou menton (papinho). Estes são os locais mais indicados para essa cirurgia.

“Hoje é um dos procedimentos estéticos mais realizados no Brasil e em outros países. Como qualquer outra cirurgia, tem seus riscos. Para isso é necessário uma boa avaliação e a escolha de um profissional capacitado para realização. Por ser uma cirurgia de pequena incisão, às vezes é banalizado e isto pode trazer resultados desastrosos” explica o Dr. Evando Lauritzen Lucena, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Com preço mais acessível, a popularização dessa cirurgia motivou o surgimento de clínicas com infraestrutura precária. Muitas pessoas recorrem a esse procedimento para modelar o corpo buscando resultados imediatos, sem tentar recorrer a atividades físicas ou a alimentação balanceada, daí o perigo! “Umas das regras principais para realizar o procedimento é uma boa avaliação de exames bioquímicos. O correto é ser feito em pacientes em fase adulta que estejam bem de saúde e necessitem de fato fazer” afirma o cirurgião.

Como qualquer cirurgia, exige cuidados no pós-operatório: uso de cinta contenção, repouso absoluto nas 24 horas seguintes e não exposição aos raios solares. “È comum no pós-operatório imediato aparecerem na região lipoaspirada hematomas, edema, manchas avermelhadas que ao passar do dias vão desaparecendo”, esclarece o Dr. Evando Lauritzen Lucena.

Outras vezes, uma avaliação psicológica profissional pode ser de extrema importância para detectar as reais motivações do paciente para a realização da cirurgia. Por isso, antes de se submeter a processos cirúrgicos, consulte sempre um bom especialista e examine junto a ele se é preciso ou não fazer.

“Eu não estava satisfeita com o meu corpo, estava acima do peso e queria emagrecer. Fui ao médico e fiz a lipoaspiração. Ela de fato modelou o meu corpo, mas sem perda de peso, apenas removi as “gordurinhas” que me incomodavam. Continuei com os mesmos hábitos alimentares e sem praticar exercícios físicos. Em menos de três meses voltei ao corpo que tinha antes da cirurgia”, comenta Maria Sousa, aposentada de 40 anos.

Às vezes optar por métodos mais fáceis, que visam resultados imediatos pode não ser o melhor caminho. Muitas pessoas recorrem à lipoaspiração pensando que perderão peso, mas isso é um engano. A cirurgia não faz milagre! Isso depende de você. “A lipoaspiração removerá as gorduras localizadas, e para manter a forma é preciso recorrer a atividades que exercitem o seu corpo, queimando gordura e acelerando o metabolismo. É um processo muito além do centro operatório”, finaliza Evando Lucena.

Fonte: Bolsa de mulher

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário