Dica - Café da manhã a refeição mais importante do dia.

Quando começamos a pensar sobre o nosso peso, e tomamos a decisão de iniciar uma dieta, a primeira coisa que nos vem a cabeça é: "Vou comer menos, vou deixar de comer algumas refeições para ver se emagreço". Porém, é necessário entender que quando pulamos refeições ao invés de ajudar a emagrecer, ocorre o efeito contrário. Por isso, é preciso ficar atento com os axismos e partir para o correto.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, com aproximadamente de 500 voluntários chegou a conclusão que o risco de engordar é quatro vezes maior entre os que não têm o hábito de comer pela manhã. Dá para entender o motivo: os níveis de açúcar despencam durante a noite, quando o organismo em descanso fica sem receber uma gota de glicose.

A cada hora de sono, são consumidas aproximadamente 80 calorias para o corpo manter suas funções vitais, como a respiração, os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea. Esse gasto não será reposto apenas com aquela xícara de cafezinho preto tomada de pé em frente à pia da cozinha. Com o nível de açúcar baixo, corpo e cérebro se ressentem e a pessoa fica desanimada durante todo o dia, além de ter dificuldade de concentração - e até dores de cabeça, enjoo e desmaios.

O bom da história é que, para evitar tudo isso, basta repor depressa o estoque de energia fornecida pelos carboidratos. Nunca deve faltar no cardápio da manhã um pãozinho ou uma fatia fina de bolo ou, ainda, dois a quatro biscoitos. Esses alimentos vão compensar seu organismo do jejum noturno e mandar glicose rapidamente para o cérebro. Para quem tem preocupação com a balança, vale lembrar que o problema não é a primeira refeição, mas o excesso. Não dá para comer todas as porções de carboidratos exigidas durante as 24 horas do dia logo no café da manhã.
Uma dica é dar espaço para alimentos ricos no nutriente, mas na versão integral. Isso garante a presença de substâncias protetoras, como as fibras. São elas que ajudam o aparelho digestivo a funcionar, afastando a ameaça da prisão de ventre, e garantem maior saciedade. Dessa forma, há menos risco de comer de forma exagerada antes ou durante o almoço.

Sugestões para o desjejum:
- Uma fonte de alimento energético, caso dos pães (uma unidade), biscoitos (de duas a quatro unidades) ou cereais, de preferência, integrais (uma ou duas colheres de sopa)
- Um regulador, como as frutas (uma unidade)
- Um construtor, como leite (uma xícara de chá) e derivados magros, se possível. Assim, além de garantir uma boa dose de energia, você ingere cálcio, que previne problemas ósseos; fibras, que melhoram o funcionamento do intestino; e vitaminas e minerais, que combatem doenças e envelhecimento precoce.

Fonte: Trigo É Saúde

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário