4 marcas de panetones. Qual a mais saudável?

Resistir a ele é impossível. Presente no café da manhã e nas ceias, o panetone conquista o paladar de quem ama as tradições de Natal e também das pessoas que adoram uma novidade - recheios diferentes, massa salgada e até combinações com sorvete aparecem à mesa. Tanta paixão ao ganha ainda mais adeptos com a redução de gordura trans nos alimentos: desde 2009, a Organização Pan-Americana da Saúde estabeleceu que qualquer alimento processado, incluindo o panetone, deve ter no máximo 5% de gordura trans sobre o total de gorduras. Com tantas marcas e tantos sabores diferentes nas gôndolas, no entanto, fica difícil tomar uma decisão. Por isso, fomos atrás das características das marcas mais procuradas e avaliamos as quantidades de calorias, gorduras e sódio. Lembrando que os valores aqui colocados correspondem a um pedaço médio de panetone (80 gramas). 

Qual é o mais calórico?

As gotas de chocolate são mais calóricas do que as frutas cristalizadas. Mas há diferenças que extrapolam esta divisão básica.

Panetone de Frutas Cristalizadas


Com uma diferença pequena, o panetone vencedor no quesito "menos calórico" é o da Bauducco, com 280kcal por fatia. O da Nestlé tem 284 e o da Visconti, mais calórico, 292kcal.

Panetone Gotas de Chocolate

A marca menos calórica é o da Nestlé, com 326kcal. Em segundo lugar a Visconti com 340kcal. Bauducco vem por último, com 354kcal.

Panetone Trufado


Os trufados da Cacau Show apresentam entre 280 e 300 calorias, ou seja: em alguns casos, ele tão calórico quanto um panettone de frutas cristalizadas e menos calórico que os de gotas de é chocolate das outras marcas.

Veja:
Tradicional: 283kcal
Nozes: 284kcal
Maracujá: 282kcal
Avelã: 301kcal
Creme de Cereja: 284kcal 

Fique alerta com as gorduras!

Uma coisa é certa: todos os tipos de panetone, de todas as marcas, têm uma taxa de gordura alta. Principalmente de gordura saturada, responsável pelo aumento do colesterol ruim (LDL). No que diz respeito à gordura trans, os valores das marcas analisadas são nulos, exceto os trufados da Cacau Show (com cerca de 1,1g de trans por fatia).

Panetone de Frutas Cristalizadas


O panetone frutas da Bauducco tem 11g de gorduras totais, dividas em 4,8g de gordura saturada; 5g de monoinsaturada e 1,2g de poliisaturada. Já a versão de frutas da Nestlé tem 11g de gorduras totais, sendo 4,6g de gorduras saturadas e os outros 6,4g não especificados. Porém, a marca Visconti é a que tem menos gordura: 10g de gorduras totais, sendo 3,2g saturadas, 3,8 monoinsaturadas e 3g poliinsaturadas. 

Panetone Gotas de Chocolate

O chocotone da Bauducco tem 18g de gorduras totais dividas em: 7,1g de gorduras saturadas; 6g de gorduras monoinsaturadas e 4,6g de poliinsaturadas. A Visconti tem 1g grama a menos de gorduras totais que o chocotone Bauducco, portanto 17g, sendo 5,4g saturadas, 5,4g monoinsaturadas e 6g poliinsaturadas. O chocotone da Nestlé dessa vez é o que tem menos: 16g de gorduras totais, porém tem 7,4g de gorduras saturadas, mais que a outras. Os outros valores não são especificados na embalagem.

Panetone trufado


O panetone trufado tradicional da Cacau Show possui 14g de gorduras totais, sendo 7g de gorduras saturadas e 1,1g de gordura trans. O panetone trufado de avelã da Cacau Show tem 16g de gorduras totais, sendo 8g de gorduras saturadas e 1,6g de gordura trans. Já o trufado de creme de cereja tem 14g de gorduras totais, sendo 8g gorduras saturadas e 1,1g gordura trans. O trufado de maracujá tem 13g de gorduras totais, sendo 7g gorduras saturadas e 1,1g gordura trans. E o de nozes possui 14g de gorduras totais, sendo 8g gorduras saturadas e 1,1g gordura trans. 
Muita atenção com as quantidades de sódio!

O sódio exerce no nosso corpo a função de regular o ritmo cardíaco e o volume de sangue, por isso, se for consumido em excesso, pode ser o principal culpado na incidência de doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto. Quando se fala em hipertensão, automaticamente pensamos em sal, que é a nossa principal fonte de sódio. Porém, o sódio está presente em diversos alimentos, inclusive nos panetones. Se você multiplicar o valor do sódio no rótulo do produto por 2,5 obterá a quantidade de "sal" que você está ingerindo. Comer um alimento com 500mg de sódio, por exemplo, equivale a ingerir 1,25 g de sal.

Panetone de Frutas Cristalizadas

Os panetone da Nestlé e da Visconti possuem 130mg de sódio. O da Bauducco é o que tem menos: 124mg.

Panetone Gotas de Chocolate

Mais uma vez os da Nestlé e da Bauducco têm os mesmos valores: 110mg. Porém, dessa vez, ficam atrás da marca Bauducco, com 112mg de sódio por fatia de chocotone.

Panetone trufado

Os panetones trufados da Cacau Show são os que possuem menos sódio dentre todas as marcas citadas. Confira a quantidade por sabor:
Tradicional: 76mg
Nozes: 83mg
Avelã: 78mg
Creme de Cereja: 83mg
Maracujá: 82mg  
Todos os tipos de panetone, de todas as marcas, têm uma taxa de gordura alta. Principalmente de gordura saturada, responsável pelo aumento do colesterol ruim
A melhor escolha

1. Para emagrecer: panetone de frutas cristalizadas Visconti OU chocotone Nestlé

O panetone Visconti tem a menor quantidade de gorduras: são 10 gramas de gordura total, sendo 3 delas de poliinsaturadas (as mais benéficas para o corpo). Mas, para quem torce o nariz só de pensar em frutas cristalizadas, invista no chocotone Nestlé. Ele tem a menor quantidade de gorduras, 16 gramas ao todo. Cuidado com o panetone trufado: as 283 calorias,reúnem 14 gramas de gordura, sendo 1,1 de gordura trans (que não aparece nas outras marcas).

2. Para controlar a pressão alta: panetone trufado tradicional Cacau Show OU no panetone de frutas cristalizadas Visconti

O panetone da Cacau Show tem 283 calorias e apenas 76 mg de sódio, um dos grandes responsáveis pela hipertensão. Entretanto, esta versão perde no quesito gordura, com 14 gramas, sendo 7 g de saturada e 1,1 de - fuja! - gordura trans. Se o seu problema de pressão alta está relacionado ao excesso de peso ou a problemas cardíacos, aposte no da Visconti que, além de ser o menos calórico e gorduroso, é o segundo que contém menos sódio, com 92 mg no total. 

3. Para diminuir a taxa de colesterol: panetone de frutas cristalizadas Visconti

Controlar as taxas de colesterol já é difícil sem ingerir comidas gordurosas ou calóricas - e o desafio só aumenta quando a alimentação oferece estas ameaças. O panetone Visconti tem a menor quantidade de colesterol e também baixo índice de gorduras.

Atenção ao diabetes!

As dificuldades com o controle da taxa de glicose pedem atenção redobrada. Os produtos que analisamos contêm açúcar, alguns em grande quantidade. Você pode também apostar numa receita caseira de panetone, trocando o açúcar por adoçante em pó dietético.

Fonte: MinhaVida

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário