Como continuar a dieta, mesmo no trabalho!

Em casa, a dieta corre que é uma beleza. Você faz tudo direitinho, mas quando chega no trabalho que tristeza! a coisa desanda. A padaria da esquina, aquela colega do seu lado sempre bem servida de guloseimas, a happy hour depois do expediente e outra listinha de tentações são alguns vilões da balança. E, cá para nós, como você passa grande parte do dia no trabalho, a chance de acumular gordurinhas nesse período fica bem maior do que a de sumir com elas. Para não cair nessa cilada, a nutricionista Patrícia Davidson, do Rio de Janeiro, ensina maneiras para escapar das armadilhas.

Em jejum, não pode
O primeiro erro já começa antes de sair de casa, quando você vai trabalhar sem tomar um café da manhã reforçado. Superimportante, a primeira refeição do dia deveria preencher 25% das necessidades calóricas diárias. Quando acordamos, o organismo já está a pelo menos 8 horas em jejum e, como gastamos de 40 a 60 calorias por hora de sono, necessitamos de combustível para retomar as atividades.

A primeira refeição mantém o nível de glicemia no sangue, que é fundamental para começar bem o dia. A falta dela pode causar sintomas como mal-estar, tremores, tonteiras e falta de concentração.

"Pesquisas mostram que quem faz o café da manhã tende a consumir menos calorias durante o dia do que as que não tem esse hábito", diz Patrícia.

Mas muitas pessoas deixam de tomar um café da manhã completo alegando falta de tempo. Se você se enquadra nesse grupo, deixe preparado na noite anterior um sanduíche e um suco, por exemplo. Se não tem fome, procure comer menos à noite, assim vai sentir mais fome ao acordar.

Inclua no seu café da manhã, uma fonte de carboidratos (pães e biscoitos preferencialmente integrais), uma de proteínas (queijo magro, uma pastinha à base de soja ou um ovo) e uma fruta, que pode ser na forma de suco que é fonte de vitaminas de minerais essenciais para dar disposição no começo do dia.

Lanchinho para gente grande
Ficar muitas horas sem se alimentar faz com que as taxas de glicose, o açúcar do sangue, sofra picos quando você se alimenta. Resultado: o organismo libera altas doses do hormônio insulina, que promove o estoque de gordura na região abdominal. Além disso, quando o período de jejum é muito grande e a pessoa vai se alimentar, deverá comer muito mais do que normalmente comeria, tamanha é a fome.

Então não se engane: ficar sem comer, não vai fazer com que emagreça mais rápido, pelo contrário, o organismo trabalha de modo inteligente, isto é, se não tem comida, ele estoca gordura. "A gordurinha que está em excesso vai ficar aonde está para suprir a necessidade de energia do organismo", diz a nutricionista do Rio de Janeiro. O ideal é fazer pequenos lanchinhos (saudáveis!) a cada três horas.

Viver na seca emperra a balança
A ingestão de líquidos é essencial, pois não podemos esquecer que o corpo humano é formado em sua maioria por água e necessita desse componente para um bom funcionamento. A falta de hidratação logo apresenta sintomas como intestino preso , pele e cabelos sem brilho, e pode resultar a longo e médio prazo em cálculos renais e infecções urinárias.

Saia para dar uma voltinha
 Passar muitas horas sentada é outra razão para acumular quilinhos. Quem se movimenta pouco, dificulta a circulação sanguínea e aumenta a retenção de líquido. Resultado: o corpo incha. O jeito é dar uma volta rápida pelos corredores a cada hora e preferir as escadas ao elevador. "As pessoas que ficam muito tempo na mesma posição devem preferir alimentos de fácil digestão, como frutas, e fazer refeições mais leves", recomenda Patrícia. Comer muito e depois voltar para trabalhar também pode prejudicar a produtividade do serviço desempenhado.

Fuja dos perigos do horário de almoço A diversidade de restaurantes, principalmente, a quilo, fazem da hora do almoço um período de tentações. A dica principal é: sempre que entrar em um restaurante já olhe tudo que está disponível no buffet para não correr o risco de pegar tudo que vê pela frente. Em geral, os pratos desses restaurantes são enormes, o que dificulta visualizar a quantidade dando a falsa impressão que tem pouca comida quando na verdade não tem.

Encha o prato de folhas verdes e legumes, escolha uma fonte de carboidrato como o arroz, de preferência o integral, uma leguminosa, como feijões, e uma proteína, como frango, carne, vermelha ou peixe, deixando de lado as frituras. Se gosta muito de doces, escolha um dia na semana para comê-lo.

"É importante estabelecer pelo menos uma faixa de horário para o almoço , por exemplo de 12h às 14 h, até para que o organismo se habitue e consiga trabalhar de maneira mais eficiente", recomenda a especialista.

Cuidado com a hora do cafezinho
Ainda mais se a bebida for adoçada com açúcar refinado e vier acompanhada por bolachinhas e quitutes calóricos! Segundo a nutricionista Patrícia Davidson, o consumo de cafezinhos deve ser regrado e não deve ultrapassar 3 a 4 por dia. "Estudos também sugerem que o consumo excessivo de cafeína está ligado a casos de irritabilidade", explica a nutricionista.

Fique esperta com colegas doceiros
E como resistir às tentações dos amiguinhos que têm sempre uma barra de chocolate, uma bolacha recheada e outras guloseimas à disposição? É, tem que ser forte mesmo. O ideal é que você sempre tenha algum lanchinho saudável na bolsa ( frutas, castanhas ou frutas secas) para que a fome não seja a grande sabotadora da dieta, porque aí fica mais difícil resistir ao bombom na mesa ao lado.

Evite o tele-entregaA doceria, a padaria, a lanchonete e a confeitaria entregam qualquer coisa que você estiver com desejo de comer a qualquer hora? O que parece uma maravilha pode virar uma catástrofe! "A grande maioria dos serviços delivery não trazem opções saudáveis, mais sim muito açúcar e gordura saturada, tudo que nosso organismo não precisa", explica Patrícia.

Grande parte das pessoas que utiliza esse tipo de serviço alegam a falta de tempo como principal desculpa. Uma saída é utilizar o congelamento de alimentos. Em um dia dá para preparar o cardápio saudável da semana toda. Além disso, a técnica preserva os nutrientes dos alimentos e pode ser uma boa saída para deixar o telefone um pouco de lado.

Perigos da Happy Hour nos baresChopinho com a turma da firma dia sim dia não? Mais um sinal vermelho por aí. Se for de forma moderada e uma vez por semana, você até pode se dar ao desfrute. A dose recomendada de cerveja é de uma lata de 290 ml para as mulheres e duas para os homens, por dia. Esta quantidade não causa males para a saúde e para o físico. Mas, com freqüência, não há balança que resista. Isso sem falar dos tira-gostos à base de frituras, cheios de calorias, que há nos botecos. "Nessas horas, tente pelo menos intercalar a bebida alcoólica com uma não alcoólica, até mesmo água, e evite as frituras dando preferência a preparações assadas. Com isso o prejuízo não será tão grande", acrescenta a nutricionista Patrícia Davidson.

Fonte: Minha Vida

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário