Dieta de inverno


Falta pouco mais de um mês para que o inverno termine. Mas ainda está em tempo de aproveitar os benefícios desta estação para quem quer perder peso. E a boa notícia é que as temperaturas baixas favorecem a queima de calorias. Segundo a nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecentro, durante o inverno há um aumento no consumo de energético, pois a temperatura ambiente geralmente é menor do que a temperatura corporal. "Com isso o corpo perde calor para o meio mais facilmente e, na tentativa de manter a temperatura corporal constante, o organismo aumenta a produção interna de calor, aumentando o metabolismo e, consequentemente, o gasto calórico diário", explica. E os exercícios praticados nos dias frios também gastam mais calorias do que os demais.


Para quem quer perder peso no inverno, a nutricionista diz que é importante consumir nutrientes que fortalecem as defesas naturais do organismo e, ao mesmo tempo, contribuem para uma alimentação saudável e com baixas calorias, como ovos, leite desnatado, queijo branco, ricota ou cottage, castanhas e amêndoas (zinco); azeite e óleo de girassol (vitamina E); salmão e linhaça (ômega 3); e frutas cítricas, acerola, laranja, limão, mexerica, etc (vitamina C). "Faça seis refeições por dia (desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) e tenha na despensa alguns "coringas" para momentos em que vontade de beliscar. Algumas opções são as barrinhas de cereal, cookies de aveia integral, soja tostada, mix de frutas secas e iogurtes com 0% de gordura", orienta. Ela alerta também para a importância da ingestão de líquidos, que tende a diminuir no inverno porque as pessoas sentem menos sede. "É importante hidratar o organismo e, para isso, o chá é uma ótima saída".

Confira o cardápio elaborado pela nutricionista:

- Café da manhã:
Opção 01 – 1 copo (200ml) de vitamina de leite desnatado com abacate
Opção 02 – 1 mamão papaia salpicado com 1 colher (sopa) de flocos de aveia
Opção 03 – 1 copo (200ml) de suco à base de soja ou levedo de cerveja
Opção 04 – 1 banana em rodelas salpicada com 1 colher (sobremesa) de farelo de aveia

- Lanche da manhã:
1 copo (250 ml) de suco de agrião (ou couve) com laranja (ou acerola) e beterraba. Não coar nem adoçar. Rico em zinco, ferro e vitamina C, eleva a produção das células de defesa.

- Almoço:
1 prato raso de salada de folhas verdes cruas + legumes (crus ou cozidos) à vontade, temperados com azeite + vinagre de maçã ou gotinhas de limão + sal a gosto, 1 filé magro grelhado (bovino, de frango ou peixe), 2 colheres (sopa) de arroz e 1 colher (sopa) de feijão.

- Lanche da tarde:
1 iogurte natural desnatado com frutas picadas (a escolher) e 2 nozes. Os lactobacilos presentes no iogurte recuperam a flora intestinal, fortalecendo o sistema imunológico. Já as nozes modulam a fome.

- Jantar:
Opção 01 - prato fundo de sopa de legumes
Opção 02 - 1 prato fundo de canja de galinha
Opção 03 - 1 sanduíche natural
Opção 04 - 1 omelete de claras

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário