Como a atividade física faz seu cérebro rejuvenescer


A atividade física pode ajudar a impulsionar suas faculdades cognitivas?

Para pesquisadores cada vez mais a resposta é um retumbante sim. Uma pesquisa recente revela que a atividade física promove um processo hoje conhecido como neurogênese, ou seja, a capacidade do cérebro de se adaptar e crescer novas células cerebrais , independentemente da sua idade .


Conforme relatado pela revista Forbes:



"Não só a pesquisa descobriu que podemos promover um novo crescimento de células cerebrais através da atividade física como também pode, eventualmente, ser possível 'engarrafar' esse benefício na prescrição de medicamentos.

O hipocampo, uma área do cérebro intimamente ligada à aprendizagem e memória, é especialmente receptiva ao novo crescimento dos neurônios em resposta ao treino de resistência. Exatamente como e por que isso acontece não foi bem compreendida até recentemente.
A investigação descobriu que a atividade física estimula a produção de uma proteína chamada FNDC5. Ao longo do tempo, FNDC5 estimula a produção de outra proteína no cérebro chamada fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), que por sua vez estimula o crescimento de novos nervos e sinapses, e também preserva a sobrevivência de neurônios existentes."


Em essência, a atividade física produz alterações bioquímicas que fortalecem e renovam não só o seu corpo, mas também seu cérebro, particularmente áreas associadas com a memória e aprendizagem.



Os pesquisadores pretendem engarrafar os benefícios da atividade física.



Pesquisadores da Harvard Medical School agora acreditam que eles podem ser capazes de recriar os benefícios do exercício, colocando esta proteína, FNDC5, em uma pílula. Bruce Spiegelman , PhD, disse a Forbes:



"O que é interessante é que uma substância natural pode ser colocada na corrente sanguínea que pode imitar alguns dos efeitos do exercício físico sobre o cérebro."



Eles acreditam que esse tipo de medicamento pode ser útil para aqueles que experimentam declínio cognitivo , incluindo aqueles com estágio inicial de Alzheimer e doença de Parkinson.



Há pessoas que não acreditam que você pode enganar o seu corpo no longo prazo. É importante perceber que, enquanto a pílula pode ser capaz de imitar um efeito biológico específico que o exercício produz, como o aumento da produção de uma proteína ou química específica, ele nunca irá lhe fornecer todo o efeito que a atividade física real proporciona a saúde, que vão muito além de qualquer um efeito específico.



A atividade física tem inúmeros efeitos em seu corpo - e não apenas em suas fibras musculares e cerebrais, mas também sobre o sistema imunológico, a sua capacidade para combater o câncer e muito mais. Para "imitar" todos esses benefícios, você precisa literalmente um punhado de pílulas diferentes - e, mesmo assim, eles nunca poderiam reproduzir os benefícios sinérgicos que a atividade física tem em seu corpo e mente.



Por exemplo, além de estimular a memória e aprendizagem, o exercício regular é também uma das "armas secretas" para superar a depressão. Ele faz isso de forma bastante eficaz através da normalização da resistência à insulina e aumenta naturalmente a sensação de "sentir bem", os hormônios e neurotransmissores associados ao controle do humor em seu cérebro.


No início deste verão, os pesquisadores da Universidade de Princeton relataram que a atividade física também ajuda a combater a ansiedade, tornando o cérebro mais resistente em tempos de stress.

A saúde do cérebro está diretamente relacionada a atividade física.

Dito isso, vamos olhar para alguns dos efeitos benéficos que a atividade física pode ter em seu cérebro. De acordo com John J. Ratey , psiquiatra que escreveu o livro: A revolucionária nova ciência do exercício e o cérebro, há provas contundentes de que o exercício produz grandes ganhos cognitivos e ajuda a combater a demência. Além de provocar a liberação de BDNF, o exercício físico também protege o cérebro:

- O aumento da produção de nervos protegem compostos
- Melhora e aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro
- Melhora o desenvolvimento e sobrevivência de neurônios
- Altera a forma como as proteínas prejudiciais residem dentro de seu cérebro, que parece retardar o desenvolvimento da doença de Alzheimer. 

Idealmente , você deve fazer da atividade uma coisa regular em sua vida, desde o mais cedo sobre possível. Mas nunca é tarde para começar. Mesmo os idosos que começam um regime de fitness podem melhorar a função cognitiva.

Por exemplo, uma equipe da Universidade de Edimburgo acompanhou mais de 600 pessoas, a partir de 70 anos de idade, que manteve registros detalhados de seus hábitos físicos, mentais e sociais diárias. Três anos mais tarde, seus cérebros foram fotografadas por mudanças relacionadas à idade, como o encolhimento do cérebro e danos na substância branca, que é considerada a " fiação" do sistema de comunicação do seu cérebro. Não surpreendentemente, os idosos que se envolveram no exercício físico mostrou a menor encolhimento do cérebro.

Da mesma forma, Kirk Erickson , PhD, da Universidade de Pittsburgh, descobriu que adultos com idades entre 60 e 80 que andam moderadamente (apenas 30 a 45 minutos, três dias por semana durante um ano) aumentaram o volume do seu hipocampo de dois por cento. O hipocampo é uma região do cérebro importante para a memória . Erickson disse :
"Geralmente, nesta faixa de idade, as pessoas estão a perder de um a três por cento por ano de volume do hipocampo. As mudanças no tamanho do hipocampo foram correlacionadas com as mudanças nos níveis sanguíneos do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF)."
Erickson também encontrou níveis de aptidão mais altos associados com um córtex pré-frontal maior. Ele chamou o exercício de "um dos mais promissores tratamentos não farmacêuticos para melhorar a saúde do cérebro. " 
A mensagem mais importante a partir de estudos como estes é:
O DECLÍNIO MENTAL NÃO É INEVITÁVEL.
E o exercício é tão bom para o cérebro, quanto é para o resto do seu corpo. Por isso, movimente-se o quanto antes!

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário