Dicas - Avaliação Física

    A avaliação física é um processo pelo qual, utilizando-se  medidas, pode-se, subjetiva e objetivamente, exprimir e comparar critérios. É uma forma utilizada para traçar o perfil físico do aluno a fim de preparar o programa adequado às suas condições e limitações, além de identificar contra-indicações, podendo-se evitar com isso possíveis incidentes. Ela serve ainda para avaliar o nível de condicionamento físico atual do aluno, determinar objetivos para o indivíduo avaliado, coletar dados para a elaboração do programa, identificar possíveis limitações, entre outros. A avaliação julga o quanto foi eficiente o sistema de trabalho usado com um indivíduo.Serve como fator de motivação para o testado que irá realizar o programa de treinamento.
 
        Dado a importância da avaliação do indivíduo antes de iniciar-se o trabalho de treinamento, a elaboração e execução da bateria de testes deve ser muito cuidadosa. A avaliação deve ser feita em cada qualidade física que será posteriormente desenvolvida no programa de treinamento.

        E por que fazer a avaliação física ? Por que é  preciso traçar o perfil físico do aluno a fim de preparar o programa adequado às condições do aluno, respeitando assim os seus limites e suas deficiências. Ela deve ser realizada por profissionais formados em Educação Física.

      A avaliação deve ser realizada por um profissional competente e treinado para essa finalidade afim de se evitar resultados diferentes.

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário