A importância da atividade física aliada ao emagrecimento saudável.


Como todos sabem há 7 meses resolvi mudar de vida(conto tudo aqui), literalmente, cansei de tentar, tentar e no final das contas sempre que "parava" com uma dieta, engordava tudo o que eu tinha perdido em dobro, já havia tentado de tudo. Até que lendo muito sobre a reeducação alimentar(eu conto isso em outro post), eu descobri que o que estava errado comigo não eram as dietas, mas sim a forma como eu encarava elas. 
Assim sendo, comecei o processo de reeducação alimentar, junto com a atividade física, malhando 5x na semana e correndo 3x na semana, em todas as avaliações físicas que eu fiz(ao todo 3) houve uma evolução significativa na minha perda de peso, ou seja, eu estava perdendo meu Peso de Gordura e aumentando em Peso Muscular e Peso Magro, diminuindo meu percentual de gordura, etc. 

Veja também:

Porém há aproximadamente 2 meses eu negligenciei a academia e as corridas, continuei com a reeducação alimentar, porém sem a atividade física, em função disso, na balança continuei a emagrecer, sempre visivelmente mais magra. Hoje refiz minha avaliação física, afinal de contas eu havia perdido mais 3kgs desde a última avaliação há 3 meses atrás, o resultado do ponto de vista imediatista foi ótimo, eu perdi os kgs que tanto esperava, entretanto numa análise mais profunda(vejam por si só):
Comparativo de 2 avaliações físicas:(da esquerda com atividade física e da direita sem atividade física)
Por isso nem sempre o que a balança mostra é um fator positivo, pois é necessário uma análise mais detalhada, feita por um profissional formado em Educação Física, através da avaliação física, para observar que o que na verdade eu perdi foi Peso Magro e Peso Muscular, enquanto o peso de gordura se manteve praticamente inalterado. A falta de sequência na academia e na corrida, apenas foi evidenciado na avaliação. Essa é a real importância de aliar a atividade física ao emagrecimento, e muitas vezes quando você apenas faz a "dieta" você vê a perda de peso na balança, mas muitas vezes não vê nas suas roupas, por exemplo, ou no espelho. É bem verdade que o músculo ocupa muito menos espaço do que a gordura, é por isso que você vê muitas vezes, pessoas com pesos iguais e estrutura corporal tão distintas.
Além disso, a corrida te faz queimar muitas calorias e acelera teu metabolismo proporcionando um ambiente perfeito para a perda de peso, já a musculação aumenta a sua força, fortalece seu sistema muscular e não te deixa ficar flácida, porque o peso de gordura que você está perdendo vai sendo substituído pelo peso muscular. 
Fica mais do que comprovado, por experiência própria e dados, o quanto a atividade física, seja ela qual for, é importantíssima aliada ao emagrecimento saudável. Você não vai querer perder peso e ficar toda flácida, e não ficar sarada vai?!

Foco, força e fé sempre!

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário